A Instituição

História

O Centro Social Paroquial de Santo Ovídio – Regaço, tem sede na rua Soares dos Reis, n.º 243. Dispõe, de momento, de três Respostas Sociais, funcionando a Creche na casa mãe e o Pré-escolar, desde setembro de 1999, em instalações construídas em terreno anexo. O CATL funciona na Casa da Montanha, sita na rua da Montanha, n.º 110. Todas as instalações são propriedade da Fábrica da Igreja de Santo Ovídio.

O Regaço foi fundado em outubro de 1967, tendo como fundador a Paróquia de Santo Ovídio. Inaugurou as instalações do Pré-escolar no dia 7 de outubro, tendo a creche sido inaugurada a 8 de dezembro do mesmo ano. Posteriormente, dando resposta às necessidades e solicitações da comunidade, a 21 de setembro de 1987 foram inauguradas as instalações do CATL.

Face às carências dos paroquianos e visto existir já a ideia na Conferência Vicentina de Santo Ovídio, sentiu-se necessidade de criar uma Instituição que atendesse as crianças cujas mães trabalhavam fora de casa. Tentando pôr em prática este projeto, foi pedida ao Sr. Alberto Couto uma casa que estava desabitada na Avenida da República, então Avenida Marechal Carmona, n.º 2201/2223, tendo sido esta cedida para a abertura deste estabelecimento. A 9 de novembro de 1968 foi atribuído à Instituição o alvará n.º 1868 pelo Ministério da Educação.

Por despacho superior de 26/08/1975 (publicado no então Diário do Governo 1238/III série, de 14 de outubro), foi criada uma Associação de Formação e Beneficência, que adotou a denominação de “Regaço – Instituto Paroquial de Educação Infantil “, com sede na morada atual.

Em 15 de julho de 1983, mediante iniciativa da Comissão Fabriqueira da Paróquia de Santo Ovídio, autorizada pelo Bispo da Diocese, foi criada a Instituição Particular de Solidariedade Social, não lucrativa, denominada “Centro Social Paroquial de Santo Ovídio”, propondo-se o Centro contribuir para a promoção humana integral de todos os habitantes desta Paróquia, coadjuvando os serviços públicos competentes ou Instituições Privadas, num espírito de solidariedade humana, cristã e social.

Por deliberação tomada em sessão extraordinária realizada no dia 20 de julho de 1984 “O REGAÇO – Instituto Paroquial de Educação Infantil” foi integrado no Centro Social Paroquial de Santo Ovídio, para facilitar uma melhor coordenação de todas as atividades sociais da Paróquia, não só das existentes como de outras que se viessem a criar.

Em 28 de julho de 1986, foram registados na Direção Geral da Segurança Social os Estatutos do Centro Social Paroquial de Santo Ovídio, pelo averbamento n.º 2 à inscrição n.º 79/85, lavrada a fls. 183 v. e 184 do Livro 2 das Fundações de Solidariedade Social (ver Anexo 1).
Estes estatutos encontram-se ainda em vigor.